Monografia prontas

Escrever uma monografia com toda certeza não é algo fácil, ainda mais quando não sabemos nem por onde começar.

Isso acontece, pois só temos contato com a monografia no nosso último ano de faculdade e até então não vemos nada a respeito dela.

Há até instituições que não oferecem matérias para ensinar os alunos a escrever este tipo de trabalho e os mesmo ficam perdidos.

Por isso, separamos algumas monografias prontas para explicar alguns dos pontos mais importantes que se devem ser realizados. Como a estrutura, regras e o desenvolvimento.

Regras da ABNT

Entender e aplicar as regras da ABNT é fundamental na escrita de uma monografia, já que esta é uma exigência.

O uso da regra é uma forma de padronizar a escrita em um modelo de excelência, para que todas as informações ali sejam organizadas da melhor forma possível.

É a ABNT que também estabelece os modelos de referências, diretas e indiretas, assim como a geral de uma monografia.

“Afirmamos isso, pois o leitor sempre pode intervir no texto lido, ocupando as margens para as suas anotações, embora seu lugar jamais se confundisse com o do autor, cuja autoridade se evidenciava.” (Santos e Candeloro 2006, p. 21)

Tudo o que você cita de fontes externas no texto deve conter nas referências de acordo com as regras. Caso contrário sua monografia pode constar plagio e ser reprovada.

Monografia prontas

Exemplo de referência conforme as normas da ABNT

Perceba que não usamos mais o termo referências bibliográficas ou apenas bibliografia. Afinal as fontes consultadas não se restringem mais apenas a livros.

O correto é usar apenas referências e colocar toda a ficha catalográfica do livro. No caso das citações diretas, quando você cita diretamente um autor no seu texto, há regras também.

Neste caso você deve recuar o parágrafo a 4 sentimentos e diminuir o tamanho da fonte para e informar a página de onde foi retirada a citação.

  Exemplo de citação direta conforme a ABNT

Lembrando novamente, tudo o que você citou deve sempre ser referenciado, para evitar plágio e reprovação na banca.

A estrutura de uma monografia

Nos manuais das faculdades sempre aparece a estrutura de uma monografia da seguinte maneira:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.

Assim, você deve seguir esta ordem para montar a sua monografia e apresentar tudo sobre o tema da forma mais clara possível.

A introdução, será onde você irá apresentar tudo o que você pretende trabalhar e o que o leitor irá encontrar no seu trabalho.

Sempre é bom também falar a importância da monografia para o estudante, assim como o você tem como expectativa para o mesmo.

Coloque as suas dúvidas que você pretende responder, os autores analisados e tudo o que julgar importante a uma apresentação ao leitor.

Já o desenvolvimento é o seu trabalho em si, ele é organizado em capítulos, para que você possa desenvolver o seu tema de forma mais organizada.

Estabeleça uma linha de desenvolvimento para a sua monografia, comece com o mais básico e vá avançando para os assuntos mais complexos no final.

O desenvolvimento não é um capítulo em si, mas um aglomerado dos mesmos que formam o trabalho.

Responda as dúvidas, trabalhe os autores, use tabela, gráficos e quaisquer outros recursos para que o seu trabalho consiga solucionar o seu tema.

Mostre nele como a metodologia foi importante e como os dados coletados na pesquisas são importantes para desenvolver o tema.

Exemplo de um início de capítulo de uma monografia

Já na conclusão, será onde você irá encerrar a sua monografia, mostrando os resultados alcançados e se esses foram satisfatórios ou não.

Aqui você também pode colocar as suas frustrações com o trabalho, se as fontes consultadas forem suficientes para a pesquisa ou não.

Concluindo

Na internet é possível encontrar uma grande quantidade de monografias prontas para você pode consultar e te ajudar na escrita da sua.

Mas lembre-se, usar estes modelos prontos apenas para se guiar e não copiar, pois isto pode gerar uma série de complicações para você.

Também, aqui no Guia da Monografia você encontra uma grande variedade de materiais para te ajudar neste processo.

Acesse nossos conteúdos e não tenha mais dúvidas, seja elas simples ou mais complexas, de como escrever uma monografia nota 10.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *