Como fazer uma monografia pdf

Muitas pessoas, com má intenções e com o intuito de fazer a monografia o mais rápido possível acabando cometendo um erro terrível.

Este erro, que nunca deve ser realizado é o ato de copiar, mesmo de que forma indireta, alguma monografia que você encontrou na internet.

Atualmente é muito fácil encontrar monografias prontas na internet no formato pdf  que possibilita o download de forma simples e leve.

Mas saiba que esta pratica não é legal e mesmo que não seja sua intenção plagiar, você pode sair prejudicado. Saiba o porquê.

Porque não se basear apenas em monografias em pdf

Algumas instituições de ensino, mesmo as mais renomadas do Brasil, acabam por desmobilizar de forma online a monografia de seus alunos na forma de pdf na internet.

Elas fazem isto, porque estes textos nada mais são que pesquisas e devem sim serem propagados para que mais pessoas tenha acesso a este conhecimento.

Mas, o que pode acontecer é que muitas pessoas acabam pegando estas monografias prontas e realizando copias.

Copias descaradas, algumas pessoas pegam textos mais antigos que julgam que ninguém mais lembra e simplesmente, copiam o conteúdo inteiro.

Não se engane, por mais antigo que seja uma monografia, é possível sim identificar o plagio. Ate mesmo no caso de pessoas que pegam monografias em inglês e apenas traduzem.

“A internet possibilita o alcance de conteúdos diversificados no instante em que o interesse por tais se faz presente […]” (Giraffa, 2012, p.10)

Em alguns casos, você pode apenas ter procurado uma monografia em pdf semelhante ao seu tema para se embasar ou realizar a pesquisa.

Mas assim como livros e artigos, caso você retire alguma coisa deste material, ele devera ser citado corretamente conforme a ABNT nas referências.

Baixar monografias em pdf pode sim, utilizá-la para pesquisa ou ate mesmo para observar a estrutura.

Como as monografias em pdf prontas podem te ajudar

Como já citamos, você pode sim usar monografias em pdf para te ajudar e guiar no processo de criação do seu texto.

Por exemplo, caso você não saiba nem por onde começar, você pode baixar uma monografia para ver a disposição da estrutura das capas.

Outra forma que pode ser útil é para você observar quanto ao uso real das normas da ABNT, já que esta pode ser um pouco abstrata quando apenas consultada.

O uso das normas no geral é obrigatório em monografias e o seu não cumprimento pode ocasionar além de várias correções, reprovação nos casos mais extremos.

Então você pode baixar um pdf para consultar como se fica um sumario, título, sub títulos, referencias e afins conforme a norma.

Sumario de acordo com as normas da ABNT

Além destes fatores de  estrutura, a utilização de uma monografia em pdf pode te ajudar na escrita.

Não copiando o que já está feito, mas para você observar como deve ser disposto um paragrafo de correto de uma monografia.

Um bom paragrafo de uma monografia nota 10 deve sempre ser construído da seguinte forma:

  • sustentação
  • argumentação
  • conclusão

É como se cada paragrafo fosse um mini texto, bem explicado e fechado e próximo vai complementando o assunto.

Exemplo de TSAC – Método escrita para TCC

TSAC é um método criado pelo prof. Douglas Tybel com base em muitos livros de dissertação e cartilhas do MEC. Consiste em blindar o parágrafo onde cada frase tem um objetivo de embasar a anterior.  O acrônimo TSAC vem de:

  • Tópico Frasal
  • Sustentação
  • Argumentação
  • Conclusão

Na ilustração cima podemos observar em roxo um Tópico Frasal. Em verde uma sustentação, já em laranja um argumento e azul, uma conclusão. Fechando introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quero saber o que são cada item desse, clique aqui e veja outro artigo explicando.

Essa técnica se repete em cada parágrafo e também para capítulo. Em uma visão macro de capítulo o prof. Douglas Tybel criou o TCC em blocos que fornece a mesma ideia porém para capítulos. Clique aqui e conheça um assistente virtual criado por ele para ajudar os alunos a fazer o TCC.

Você não pode deixar seus parágrafos com argumento, argumento e argumento, fica maçante sendo necessário ao menos uma sustentação do assunto no meio.

Para um aluno que nunca encarou uma monografia, isto pode soar bem difícil, por este motivo, consultar uma monografia em pdf pode ajudar a se guiar.

Concluindo

Baixar monografias em pdf não é apenas uma atitude de pessoas que desejam copiar o trabalho de outras pessoas.

Esta pratica pode ajudar a você que nunca teve contato com este tipo de texto a se guiar e saber por onde começar o seu.

Baixe uma monografia em pdf de um assunto semelhante ao que você deseja trabalhar e veja como o autor construiu o seu texto.

Assim, quando você for iniciar a sua monografia será muito mais fácil saber como organizar os parágrafos e todo o restante da estrutura.

Aqui no Guia da Monografia, você encontra muito mais conteúdos que podem te ajudar neste caminho.

Com dicas, vídeo aulas e matérias disponíveis para download para você baixar e tirar todas as suas dúvidas com relação a tão temida monografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *