Como fazer Trabalho nas Normas da ABNT

Normas da ABNT

Artigo mostra nova forma de colocar seu trabalho de conclusão de curso (TCC) nas normas ABNT de forma rápida.Trata-se de um arquivo do Word com as normas ABNT já configuradas, muito simples.

Com esse modelo de arquivo você será capaz, por exemplo, de fazer uma citação direta longa com apenas um clique. Então, continue lendo que vou te explicar tudo que precisa saber para baixar esse arquivo.

Como fazer sua monografia nas Normas da ABNT

Provavelmente você já sabe sobre as normas ABNT, então, entenda quais são as essenciais. Para TCC você precisa ler ABNT NBR-14724.

O TCC pode ser qualquer trabalho submetido à banca, por essa razão, um artigo cientifico também pode ser um TCC. Se seu TCC for um artigo, então a norma é essa: ABNT NBR-6022.

Antes de começar seu TCC efetivamente, você fará um projeto TCC. Esse projeto nada mais é que um ensaio para o TCC que precisa passar por aprovação. Dessa forma você apresenta os elementos básicos de sua pesquisa. Para isso, você precisa ler a norma: ABNT NBR-15287.

Conforme explicado acima, depois de ter o projeto aprovado, você precisa definir qual a estrutura dos capítulos do seu TCC. Essa estrutura futuramente será o sumário do TCC. Você precisa ler a norma: ABNT NBR-6027 com as regras do sumario e ABNT NBR-6024 para entender as seções.

Normas da ABNT – Essenciais

Não sei se você sabe, e não é uma regra, mas sim, boas práticas que não podemos ultrapassar 8 linhas sem embasar o que escrevemos. Isso quer dizer que você precisa citar autores para fortalecer suas afirmações. Em vista disso, para realizar citações corretamente e não cair em plágio, precisa ler essa norma: ABNT NBR-10520.

Nesse contexto você precisa redigir todos os capítulos do seu TCC, por exemplo, se você definiu em seu sumário que falaria de Marketing, então falará sobre isso.

Quando terminar todo seu referencial, passará para metodologia, com ela toda escrita certinho, você poderá avançar. Sua etapa tida como final será apresentar os resultados, nesse caso terá mais um ou dois capítulos no TCC para falar do que pesquisou efetivamente.

Quando tudo estiver pronto, precisará escrever a conclusão e introdução. Depois disso fará o resumo e o abstract, para isso, deve seguir essa norma: ABNT NBR-6028.

Depois de tudo pronto a ultima etapa é referenciar todas as citações do seu TCC, para isso deve seguir a regra: ABNT NBR-6023. Essa regra é cheia de detalhes importantes que você precisa consultar a todo momento para escrever corretamente.

Recapitulando

É interessante, aliás, mencionar que o Word é capaz de fazer tudo isso pra gente. Mas há um fato que se sobrepõe a isso, já que no Word podemos configurar os estilos nas normas ABNT. Mesmo assim, não parece haver razão para que os alunos não conheçam esse recurso.

Vou deixar aqui um link de material para que você possa baixar esse conteúdo totalmente grátis. Você poderá usar o mesmo arquivo do Word que eu usei e não se preocupar mais com esse tanto de normas.

Share Button

2 thoughts on “Como fazer Trabalho nas Normas da ABNT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a continha abaixo: *

css.php